Brasil passa pela China e vai à final do vôlei feminino

Pequim, 21 ago (EFE).- O Brasil venceu hoje a China por 3 sets a 0, com parciais de 27-25, 25-22 e 25-14, pelas semifinais do torneio feminino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim, em partida disputada no Ginásio da Capital.

EFE |

Com o resultado, as brasileiras chegam à sua primeira final olímpica, na qual enfrentarão as americanas - que bateram Cuba por 3 sets a 0 na outra semifinal -, no sábado, às 9h de Brasília.

Empurradas pela torcida, as chinesas abriram logo três pontos no primeiro set antes que as brasileiras marcassem. Com isso, a equipe treinada por José Roberto Guimarães teve que passar a maior parte da parcial correndo atrás para recuperar a desvantagem.

O Brasil passou à frente pela primeira vez no 18º ponto em saque de Walewska. Depois, com Sheilla, abriu mais um de vantagem. No entanto, os erros da equipe permitiram a reação chinesa, que empatou em 21 a 21.

A China voltou a ficar na frente quando o Brasil perdeu uma chance incrível. As adversárias recuperaram uma bola praticamente perdida, devolveram para as brasileiras, mas elas pararam no bloqueio.

Quando as chinesas perderam seu primeiro set point em um erro de saque, as brasileiras voltaram a crescer na partida, viraram 26 a 25 em um bloqueio de Fabiana e fecharam o set em um grande rally, quando a defesa adversária agüentou o quanto pode, até Sheilla botar a bola no chão.

No segundo set, o Brasil jogou fora várias vantagens com seguidos erros, mas conseguiu se manter na frente durante boa parte do set, com Thaisa e Walewska bem no bloqueio.

A equipe chegou a ter quatro pontos de vantagem no set point, viu a diferença cair para dois, mas foi presenteada com um erro de saque chinês para fechar a parcial em 25-22.

As brasileiras começaram arrasadoras no terceiro set, chegando a abrir 8 a 2 e, já com mais calma, apenas administraram a vantagem, aproveitando as boas trocas de passes e pontuando nos contra-ataques.

Foi a vez das chinesas mostrarem muitos erros de recepção. Paula Pequeno se aproveitou de um deles para marcar o 17º ponto, em ataque pela ponta, que as chinesas devolveram na rede.

Em dois saques de Jaqueline, o Brasil fechou o terceiro set em 25-14. No último ponto, o serviço bateu na rede, confundindo a recepção chinesa, selando mais uma vitória por 3 sets a 0, como em todas as outras partidas do torneio olímpico até agora.

Ficha Técnica: BRASIL: Fofão, Mari, Walewska, Paula Pequeno, Fabiana, Sheilla e Fabi (líbero). Entraram: Jaqueline, Thaísa, Sassá, Valeskinha e Carol. Técnico José Roberto Guimarães.

CHINA: Ma Yunwen, Wang Yimei, Feng Kun, Zhou Suhong, Zhao Ruirui, Li Juan e Zhang Na (líbero). Entraram: Liu Yanan, Wei Qiuyue, Xue Ming, Yang Hao e Xu Yunli. Técnico: Chen Zhonghe.

Árbitros: Frank Leuthauser (ALE) e Andrei Zenovich (RUS). EFE ev/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG