Entenda os impactos da libertação de Ingrid Betancourt http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/ingrid_betancourt_nega_que_operacao_de_resgate_tenha_sido_encenacao_1418113.htmlIngrid Betancourt nega que resgate tenha sido encenação" / Entenda os impactos da libertação de Ingrid Betancourt http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/ingrid_betancourt_nega_que_operacao_de_resgate_tenha_sido_encenacao_1418113.htmlIngrid Betancourt nega que resgate tenha sido encenação" /

Brasil não vai se envolver nas negociações para libertação de reféns, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta tarde que o governo brasileiro não vai intervir no conflito entre a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc), especialmente no que diz respeito às negociações para a libertação de reféns em poder do grupo guerrilheiro. http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/entenda_os_impactos_da_libertacao_de_betancourt_1417622.htmlEntenda os impactos da libertação de Ingrid Betancourt http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/ingrid_betancourt_nega_que_operacao_de_resgate_tenha_sido_encenacao_1418113.htmlIngrid Betancourt nega que resgate tenha sido encenação

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Tal pedido foi feito nesta sexta-feira pela política franco-colombiana Ingrid Betancourt, que após seis anos em poder das Farc foi libertada por membros do exército colombiano infiltrados na organização.

"Não é problema do Brasil intervir porque o Brasil respeita a soberania da Colômbia", disse Lula. O presidente ainda voltou a criticar a existência de grupos guerrilheiros na América Latina. Para ele, o caminho natural dos processos políticos devem se dar através da democracia.

"Não se deve ter luta armada, tem que se candidatar, não se pode conviver com seqüestro", ponderou. Lula também classificou a libertação de Ingrid como "um sinal muito forte" para "aqueles que lutam pela liberdade e pelo Estado do direito".

Por fim, o presidente deu sinais de que gostaria de ver Betancourt atuando novamente na política colombiana. "Espero que Ingrid possa recuperar o tempo de cativeiro", concluiu.

Entenda

Saiba mais sobre Ingrid

O Resgate

Imagens

Repercussão

Opinião

Leia também:

    Leia tudo sobre: farcingrid betancourtlula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG