atitude mais firme dos EUA contra golpe em Honduras - Mundo - iG" /

Brasil espera atitude mais firme dos EUA contra golpe em Honduras

Brasília, 4 ago (EFE).- O Brasil espera uma atitude mais firme dos Estados Unidos contra o golpe de Estado ocorrido em Honduras, declarou hoje o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, depois de se reunir com o general Jim Jones, do Conselho de Segurança da Casa Branca.

EFE |

Garcia disse que o Brasil deseja "uma atitude firme da comunidade internacional e inclusive do Governo dos Estados Unidos" em favor do governante deposto Manuel Zelaya.

"Esperamos sinais mais claros para que não fique nenhuma dúvida" sobre a rejeição ao movimento que depôs Zelaya em 28 de junho, declarou Garcia a jornalistas.

O assessor especial da Presidência acrescentou que a Administração de Luiz Inácio Lula da Silva "não quer nem imaginar a possibilidade de o Governo de Roberto Micheletti organizar eleições" em Honduras e que deve ficar claro que "a única opção" é o retorno de Zelaya ao poder.

"O restabelecimento do presidente Zelaya deve ser uma questão que interesse a toda a região, incluindo dos Estados Unidos", assegurou.

Segundo Garcia, Lula convidou o presidente deposto para uma reunião em Brasília na semana que vem e que o dia previsto para a visita é a próxima quarta-feira.

Caso o encontro venha a acontecer, Garcia assegurou que Zelaya será recebido "com honras de Estado", pois é o único governante que o Brasil reconhece em Honduras. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG