novas perspectivas para paz - Mundo - iG" /

Brasil espera que libertação de reféns abra novas perspectivas para paz

São Paulo, 30 mar (EFE).- Nesta terça-feira, o Brasil parabenizou à Cruz Vermelha Internacional e o Governo da Colômbia pela missão que permitiu a libertação pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) dos militares Josué Daniel Calvo e Pablo Emilio Moncayo.

EFE |

"O Governo brasileiro manifesta sua expectativa que todos os reféns ainda em cativeiro sejam libertados e que este episódio abras novas perspectivas para o processo de paz entre os colombianos", expressou Brasil em uma nota oficial do Ministério das Relações Exteriores.

O sargento do Exército colombiano Pablo Emilio Moncayo, sequestrado há mais de 12 anos pelas Farc, foi libertado nesta terça-feira pela guerrilha e entregue a uma missão humanitária, como ocorreu no domingo com o soldado Calvo.

Na nota, o Brasil lembrou que com o aval do Governo colombiano e a pedido do Comitê Internacional da Cruz Vermelha o país participou com apoio logístico da missão, que partiu no sábado do território brasileiro com a senadora colombiana Piedad Córdoba e o restante da delegação envolvida na libertação.

Em 2009, o Brasil participou, pela primeira vez, da missão que permitiu a libertação de seis sequestrados em poder das Farc.

"Ao felicitar os recém-libertados, o Governo brasileiro saúda o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e com o Governo colombiano pela coordenação conjunta de ações que tornaram possível o êxito da missão humanitária", apontou o texto da chancelaria. EFE wgm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG