economia verde - Mundo - iG" /

Brasil espera que cúpula da ONU de 2012 discuta economia verde

Rio de Janeiro, 24 dez (EFE).- O Governo brasileiro disse hoje esperar que a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, prevista para o Rio de Janeiro em 2012, permita a discussão dos benefícios da economia verde para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza no mundo.

EFE |

A nova reunião de chefes de Estado tem como objetivo "renovar o compromisso dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta 20 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro em 1992", segundo um comunicado divulgado hoje pela Chancelaria.

A realização da nova cúpula, já batizada de "Rio+20", porque servirá para avaliar os resultados da chamada ECO-1992, foi aprovada hoje pela Assembleia Geral das Nações Unidas, segundo o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

"A Rio+20 avaliará a implementação dos compromissos assumidos pela comunidade internacional em 1992 e debaterá, além disso, a contribuição da 'economia verde' para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza", diz a nota.

Também servirá, como acrescenta o texto, para discutir a estrutura da gestão internacional na área de desenvolvimento sustentável.

A realização de uma nova Cúpula da Terra no Rio de Janeiro foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em setembro de 2007.

A reunião será a quarta organizada pela ONU para analisar o desenvolvimento sustentável, após as de Estocolmo (Suécia) em 1972, Rio de Janeiro em 1992 e Johanesburgo (África do Sul) em 2002. EFE cm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG