Brasil enviará 14 toneladas de ajuda humanitária a Gaza

Rio de Janeiro, 6 jan (EFE).- O Governo federal enviará na próxima sexta-feira 14 toneladas de remédios e alimentos como ajuda humanitária para as vítimas do conflito entre Israel e o grupo Hamas em Gaza, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, a ajuda será transferida inicialmente à Jordânia, de onde será enviada a Gaza com a ajuda de organizações humanitárias.

De acordo com a Cruz Vermelha Internacional, os constantes bombardeios e combates no território palestino dificultaram o acesso dos feridos ao atendimento médico e da população aos alimentos básicos e à água.

O número de palestinos mortos desde o início da ofensiva israelense em Gaza subiu para aproximadamente 575 e o de feridos supera 2.700, segundo fontes médicas palestinas.

O Governo brasileiro, que condenou fortemente o ataque israelense em Gaza e pediu o fim imediato das hostilidades, realiza gestões diplomáticas para tentar organizar uma cúpula multilateral que encontre uma saída pacífica ao conflito.

Com esse objetivo, o chanceler Celso Amorim já conversou por telefone com seus colegas de Israel, a Autoridade Nacional Palestina (ANP), França, Espanha, Suíça, Estados Unidos e Egito.

A iniciativa partiu na semana passada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou duramente a ONU por sua falta de "coragem" para resolver o conflito, o que atribuiu ao veto dos Estados Unidos. EFE cm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG