Brasília, 10 set (EFE) - O Brasil enviará 128 toneladas de alimentos ao Haiti e a Cuba como ajuda humanitária para os desabrigados pelos furacões que atingiram os dois países, informaram hoje fontes oficiais.

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), com 14 toneladas de alimentos cada, partirão da base aérea do Rio de Janeiro entre hoje e amanhã, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores citadas hoje pela "Agência Brasil".

O Brasil também enviará à região dois helicópteros de resgate com seus respectivos equipamentos e um barco da Marinha carregado com 100 toneladas de arroz, segundo as mesmas fontes.

A ajuda foi ordenada na véspera pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a conversa telefônica que teve com o líder cubano, Raúl Castro.

O furacão "Ike" atingiu na terça-feira o extremo oeste de Cuba, após ter deixado, desde domingo, pelo menos 4 mortos e 20 feridos nas províncias centrais e do leste, e causado enormes destruições em casas, plantações e infra-estruturas.

Em 30 de agosto, o furacão "Gustav" atingiu o oeste da ilha e destruiu 140 mil casas, centenas de escolas e centros de saúde, plantações e armazéns agrícolas e redes elétricas e de comunicações.

No Haiti, os últimos furacões e tempestades tropicais provocaram pelo menos 317 mortes, destruíram pontes e estradas e deixaram entre 750 mil e 1 milhão de afetados, segundo os cálculos oficiais. EFE cm/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.