Brasil é vulnerável a ataque de hackers no sistema elétrico, diz especialista

O Brasil pode ser vulnerável a um novo apagão elétrico causado por hackers, disse nesta quarta-feira um dos maiores especialistas americanos em segurança em sistemas de computadores, James Lewis, diretor do Center for Strategic and International Studies (CSIS). Em entrevista a BBC Brasil, ele afirmou que, apesar de o Ministério das Minas e Energia atribuir o apagão desta terça-feira a curtos circuitos provocados pelo mau tempo, isso não é boa notícia para os brasileiros, preocupados com a segurança de sua rede elétrica.

BBC Brasil |

"Se isso pode acontecer por causas naturais, um hacker também poderia provocar um novo apagão", afirmou.

"O Brasil precisa ter um plano para garantir que a rede nacional de eletricidade continue a operar normalmente depois disso", completou.

Todos os países
Lewis chefiou o grupo que preparou um relatório em segurança em sistemas de computadores para o presidente Barack Obama. Ele afirma que a maioria dos países está sujeito a ataques de hackers em suas redes de energia, inclusive os Estados Unidos.

"Provavelmente, nenhum país tem capacidade de se defender contra um cyberataque. Isso quer dizer que o Brasil não está sozinho", disse.

"Os franceses estão fazendo um grande esforço para assegurar suas redes de energia. Os britânicos e os russos também."
"De qualquer maneira, a maioria dos países ainda é vulnerável", afirmou.

Para evitar possíveis ataques, Lewis recomenda ao Brasil identifique o que realmente necessita para se proteger e, depois, identifique onde estão os pontos vulneráveis.

Se o Brasil for como os Estados Unidos, provavelmente, terá de melhorar o controle de equipamentos, avalia o especialista.

Apagões passados
Na semana passada, o programa 60 Minutes, da rede de televisão americana CBS, disse que dois apagões que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 teriam sido causados por ataques de hackers.

Conforme a reportagem, os alvos dessas ações foram os sistemas de controle da rede de fornecimento de energia.

Durante o programa, o ex-chefe de inteligência americana Mike McConnell disse acreditar na possibilidade de um ataque semelhante ocorrer nos Estados Unidos.

De acordo com Lewis, afirmações de funcionários da CIA (agência de inteligência americana) e do Departamento de Defesa confirmam que os apagões de 2005 e de 2007 foram causados por hackers. Ele lembrou, inclusive, que o presidente Barack Obama, num discurso sobre segurança em computadores, em maio último, se referiu aos blecautes brasileiros.

O governo brasileiro, porém, não confirma se hackers provocaram os blecautes.

Segundo a empresa Furnas Centrais Elétricas, a causa do apagão de 2007 foi a poluição acumulada sobre os cabos de energia por conta da estiagem prolongada na região.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG