Brasil e UE assinam acordo para troca de experiências em política social

Bruxelas, 16 abr (EFE).- O Brasil e a União Européia (UE) assinaram hoje um acordo de troca de experiências em áreas de política social e reforma da previdência.

EFE |

O Memorando de Entendimentos foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o comissário de Emprego da UE, Vladimir Spidla.

Spidla declarou à imprensa que, apesar de o contexto social europeu ser diferente do brasileiro, o acordo servirá para trocas mútuas de experiências e que permitirá o enriquecimento de suas respectivas políticas.

"Não é que o Brasil tenha que aceitar certas políticas da UE. A experiência será interessante para as duas partes", disse o comissário.

Ananias explicou que o Brasil pretende conseguir o nível de proteção social desfrutada pelos Países-membros da UE.

O ministro disse que o Brasil já possui contatos com alguns dos países da UE, particularmente os do Leste Europeu, cuja situação é similar à brasileira em alguns aspectos.

Ananias afirmou que a experiência da UE será "fundamental" para o Brasil.

O acordo assinado define que as duas partes trocarão conhecimentos sobre legislação, políticas e programas para melhorar a coesão social.

O diálogo abrangerá assuntos de interesse comum, como o desenvolvimento humano e social, a redução da pobreza, a extensão da proteção social e a igualdade de oportunidades. EFE mb/wr/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG