Brasil e Rússia acertam isenção de vistos de até 90 dias

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram hoje uma série de acordos, entre eles um instrumento que isenta brasileiros de vistos para visitas de até 90 dias à Rússia, e dá aos russos o mesmo direito para visitas ao Brasil.

Redação com agências internacionais |

Os dois chefes de Estado se encontraram por cerca de duas horas no Palácio Itamaraty, no centro do Rio, e depois divulgaram uma declaração conjunta.

O presidente russo afirmou em discurso que espera que a Rússia possa cooperar com o Brasil em projetos nas áreas espacial e de telecomunicações. "Também falamos sobre oportunidades de cooperação nas áreas bancária e financeira", afirmou.

Segundo ele, a crise mundial "é um processo nada fácil que não começou nos nossos países", mas afeta a todos.

"Temos a intenção recíproca de ampliar a cooperação em todas as áreas", disse Medvedev durante um discurso oficial no Rio de Janeiro após a assinatura de vários acordos de cooperação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Acordo militar

Medvedev e Lula assinaram acordos de cooperação nas áreas aeroespacial e militar, assim como um convênio para eliminar a necessidade recíproca de vistos para visitas de menos de 90 dias de duração a cada país.

Para Lula, entre estes acordos, "merece especial destaque" a cooperação em tecnologia espacial, pois a Rússia está ajudando o Brasil a desenvolver seu próprio Veículo Lançador de Satélites (VLS).

O governante russo deixou hoje o Rio de Janeiro rumo à Venezuela, próxima etapa de uma viagem pela América Latina que o levará também a Cuba e que foi iniciada no Peru.

Leia mais sobre Rússia

    Leia tudo sobre: rússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG