Brasil é potência e tem grande importância no cenário mundial, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira, em entrevista concedida à versão hispânica da emissora CNN, que o Brasil é uma potência com papel importante no cenário mundial.

Redação |


Questionado pelo entrevistador sobre o sentimento de antiamericanismo presente na América Latina, Obama respondeu que este decorre, principalmente, do medo de uma eventual interferência dos EUA nos países latinos, como já ocorreu no passado. Mas, segundo o presidente, "os tempos mudaram."

"Estamos no século 21. Os tempo mudaram. Há países como o Brasil, que é uma potência econômica e um ator importante no cenário mundial", afirmou.

"Meu relacionamento com o presidente Lula é o de dois líderes, de dois grandes países, que estão tentanto resolver problemas e criar oportunidades para seu povo e que deveriam ser parceiros. Obama disse ainda que, nessa relação, não existe parceiro sênior e parceiro júnior.

Nesta quinta-feira, Obama visitou o México para um encontro com o president Felipe Calderón. Ele participa da Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, nos dias 17 e 18 de abril.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG