Brasil e países latino-americanos criarão juntos conteúdos digitais culturais

Caracas, 14 mai (EFE).- Os participantes da Cúpula Ibero-Americana de Altos Executivos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) firmaram um acordo hoje para criar um âmbito ibero-americano que gere conteúdos digitais culturais e educativos do Brasil e de países hispano-americanos.

EFE |

Especialistas em novas tecnologias e telecomunicações de 18 países concluíram hoje na venezuelana Ilha Margarita uma reunião de dois dias sobre convergência tecnológica como "facilitadora da inclusão social".

Os especialistas consideraram que as "identidades nacionais (...) correm risco de desaparecer ou de se desnaturalizar, se não obtiverem rapidamente um lugar digno na internet", segundo a minuta das conclusões que a Agência Efe teve acesso.

Neste documento, que poderá ser modificado com as contribuições dos participantes nos próximos dez dias, os especialistas manifestaram que a cultura "global" tem o efeito de "afligir as culturas locais, nacionais e regionais" e destacaram que a internet é o caminho de acesso "mais comum para as novas gerações".

Por isso, segundo o documento, a região ibero-americana deve contar com "uma proliferação de conteúdo cultural e educativo ibero-americano digitalizado e acessível, que sirva de fonte de pesquisa e inspiração às novas gerações" para poder desenvolver uma "indústria de conteúdo cultural".

Segundo os participantes, é necessário "adotar uma estratégia" mediante a coordenação de esforços regionais e com a criação de conteúdo próprio para melhorar a qualidade e a cobertura da educação a todos os níveis na região.

Também consideraram "fundamental" promover as novas tecnologias nas classes menos favorecidas.

O congresso, organizado pela estatal de telecomunicações venezuelana "Cantv" e pela Associação Ibero-Americana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (Ahciet), começou ontem com a participação de empresários e funcionários públicos vinculados às tecnologias da informação e comunicação.

Segundo fontes da organização, participaram do encontro representantes de países como Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Honduras, México, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. EFE apv/bm/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG