Brasil e EUA somam esforços para proteger florestas

Quatro estados brasileiros e três americanos uniram seus esforços na luta contra o aquecimento global, com acordos de cooperação para proteger selvas e bosques, informaram representantes dos governos locais, nesta quarta-feira, em Poznan (Polônia).

AFP |

Os acordos de parceria foram firmados pelos estados americanos da Califórnia (oeste), Illinois (norte) e Wisconsin (norte) e pelos brasileiros Mato Grosso (centro), Amazonas (noroeste), Pará (norte) e Amapá (norte), durante uma conferência sobre mudança climática realizada nos dias 18 e 19 de novembro, em Los Angeles, por iniciativa do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

O objetivo é "coordenar esforços de cooperação em gestão dos bosques, pesquisa científica, transferência de tecnologia e de conhecimentos", contou o secretário de Recursos do estado da Califórnia, Mike Chrisman, durante a Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Poznan.

"É claro que também queremos estimular os investimentos nos respectivos países", acrescentou Chrisman.

Embora a expectativa seja de que essa parceria atraia financiamento americano para as áreas envolvidas, os acordos de cooperação estão na fase inicial e ainda não incluem uma quantia específica.

O secretário-executivo de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Marcelo Lima, destacou a necessidade de se criar "oportunidades reais de desenvolvimento econômico" para as comunidades que vivem dos recursos da selva amazônica.

"As famílias que vivem em áreas protegidas não têm outro remédio a não ser cortar as árvores para alimentar seus filhos, mas com essa associação pretende-se poder lhes dar opções e mostrar ao mundo que se pode agir", acrescentou Lima.

"Os esforços dos Estados devem se conjugar com os esforços nacionais", declarou o secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso, Luis Henrique Daldegan, ressaltando que seu Estado se comprometeu a "reduzir a pressão do desmatamento para cultivar campos de soja".

Os signatários desses acordos voltarão a se encontrar em março de 2009, em Manaus, para continuar a construção desses laços de cooperação, acrescentou Lima.

acc/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG