Brasil e Espanha doam 20.000 toneladas de arroz a Cuba

HAVANA (Reuters) - Cuba recebeu nesta sexta-feira um barco com quase 20.000 toneladas de arroz doadas por Brasil e Espanha à ilha como ajuda humanitária, após os danos causados pela passagem de três furacões em 2008. A doação foi acertada no ano passado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, durante uma cúpula ibero- americana em El Salvador.

Reuters |

"O Brasil doou as 19.400 toneladas de arroz, a granel, enquanto a Espanha disponibilizou o barco e o material para a distribuição", disse o embaixador brasileiro Bernardo Pericás, durante evento no porto de Havana.

Os furacões Gustav, Ike e Paloma devastaram Cuba no ano passado, causando mais de 10 bilhões de dólares em prejuízos, incluindo a destruição de 30 por cento das plantações do país.

"É um reconhecimento ao esforço do povo cubano para enfrentar as necessidades causadas pelos furacões", disse Pericás a jornalistas.

A Espanha havia doado, em outubro, 33 milhões de dólares para a reconstrução da ilha após os furacões, que destruíram 500.000 casas e provocaram grandes estragos na infraestrutura civil.

"Esta é a solidariedade de dois países amigos frente à adversidade de um terceiro país muito amigo e muito irmão", disse Manuel Cacho, embaixador da Espanha na ilha.

Alemanha, Angola, Colômbia, Rússia, Timor Leste, Venezuela e Vietnã também enviaram ajuda humanitária ao governo cubano.

(Reportagem de Nelson Acosta)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG