Brasil e Eslovênia defendem retomada de negociações Mercosul-UE

Brasília, 2 abr (EFE).- Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, e o esloveno Danilo Türk, concordaram nesta quarta-feira que é necessário retomar e concluir as estagnadas negociações para um acordo de livre-comércio entre a União Européia (UE) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

EFE |

Türk concluiu sua visita oficial ao Brasil encontrando-se com Lula, e ambos defenderam "retomar plenamente as negociações no prazo mais breve possível", segundo um comunicado conjunto divulgado após a reunião no Palácio do Planalto.

Os dois dirigentes também defenderam o "êxito" da próxima Cúpula UE-América Latina, que será realizada em maio, na capital peruana, e sublinharam a importância do encontro para o debate de "assuntos vinculados a problemas que afligem a Humanidade, como pobreza, exclusão, desigualdade, mudanças climáticas e segurança energética".

O Brasil exercerá, no segundo semestre do ano, a Presidência rotativa do Mercosul, enquanto a Eslovênia preside o Conselho da UE durante este semestre.

As negociações para um acordo de livre-comércio entre ambos os blocos se arrastam há algum tempo e ficaram subministradas aos resultados da Rodada Doha, especialmente em relação aos setores agrícola e de serviços.

Nesse sentido, Lula e Türk também apoiaram um fim dessas negociações no marco da Organização Mundial do Comércio (OMC), que, segundo concordaram, "devem dar prioridade à promoção do desenvolvimento com justiça social, como fator de sustentação da paz mundial".

Em relação a acordos bilaterais, os dois países acordaram promover estratégias para conseguir uma maior troca comercial e estreitar as relações nas áreas de cultura e educação.

Após a reunião com Lula, o presidente da Eslovênia visitou as sedes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) e viajou a Bogotá, onde se reunirá amanhã com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, para discutir assuntos relacionados à próxima Cúpula UE-América Latina. EFE ed/mac/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG