Brasil e Canadá firmam acordo de cooperação científica

O governo canadense anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um acordo científico com o Brasil que promoverá a criação de projetos comuns de pesquisa e desenvolvimento, incluindo o setor aeroespacial.

AFP |

Este acordo propiciará que o Canadá "feche alianças e associações fundamentais no aspecto comercial", declarou em um comunicado o ministro do comércio internacional do Canadá, Stockwell Day, que firmou um memorando de entendimento com o ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Sérgio Machado Rezende.

Os dois países colaboram, a partir de agora, de maneira "ampliada" nos setores aeroespacial, agrícola, biotecnológico, nanotecnológico, farmacêutico e no relacionado às energias renováveis, destacou a mesma fonte.

O governo do Canadá desembolsará 1,5 milhão de dólares (1,2 milhão de dólares americanos) durante os dois próximos anos para financiar projetos promovidos conjuntamente por instituições brasileiras e canadenses, afirmou Day.

Em 2007, o intercâmbio comercial entre Brasil e Canadá atingiu 4,9 bilhões de dólares (4,010 bilhões de dólares americanos).

mmz/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG