Brasília - O Governo brasileiro anunciou hoje uma doação de US$ 200 mil para o Programa Mundial de Alimentos (PMA), que vai utilizar o dinheiro na compra imediata de alimentos para o Haiti, onde o preço dos produtos básicos vem aumentando muito por causa da inflação.

A ajuda se soma às 14 toneladas de alimentos que serão enviadas amanhã para a nação antilhana em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, "o Governo brasileiro tem buscado mobilizar a comunidade internacional para o tema da assistência emergencial e estrutural ao Haiti, tendo em vista os compromissos emanados das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

A nota acrescenta que "as iniciativas brasileiras têm o objetivo de contribuir para solucionar a situação humanitária haitiana, bem como incentivar outros países e o Sistema das Nações Unidas a participarem ativamente do abastecimento de alimentos, da reabilitação e da reconstrução do país caribenho".

Na última terça-feira, milhares de pessoas saíram às ruas de Porto Príncipe em protesto contra os altos preços dos produtos de consumo de massa, especialmente os dos alimentos.

Na capital haitiana, também na terça-feira, dezenas de lojas e bancos foram atacadas e saqueadas. Um veículo militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) chegou a ser incendiado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.