Em visita oficial a Lima, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, apresentou nesta segunda-feira ao presidente peruano, Alan García, a proposta de criação do Conselho Sul-Americano de Defesa.

"Trouxe a posição do meu país em relação à criação de um Conselho Sul-Americano de Defesa, que seria um grupo de ministros da Defesa sul-americanos para elaborar políticas conjuntas, treinamentos militares e intercâmcio de pessoal", disse, após se reuir com o presidente García no Palácio de Governo.

O ministro brasileiro descartou que a intenção do conselho seja formar uma "aliança militar ou um Exército sul-americano".

"Poderíamos discutir ameaças, conflitos assimétricos, narcotráfico e todo tipo de tema cuja articulação daria muita força ao continente em contato com os países do mundo", destacou.

A iniciativa será avaliada no dia 23 de maio na cúpula da União Sul-Americana de Nações (Unasur), que acontecerá em Brasília.

Na manhã desta segunda-feira, o ministro Jobim se encontrou com Garcia e com o ministro da Defesa do Peru, Antero Flores Aráoz.

Depois de sua visita ao Peru, Nelson Jobim segue para Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Bolívia.

rc/ap/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.