Brad Pitt se interessa pela construção do Centro Niemeyer na Espanha

O ator norte-americano Brad Pitt viajou para Avilés (Astúrias, norte da Espanha) para conhecer a construção do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, obra do famoso arquiteto brasileiro, e avaliar sua possível participação na iniciativa.

AFP |

"Está interessado em apoiar o projeto, tanto na parte cultural como na arquitetônica", disse nesta segunda-feira a prefeita de Avilés, Pilar Varela, após percorrer com o ator e com vários arquitetos de sua equipe as obras do Centro, cuja inauguração está prevista para meados do próximo ano.

O protagonista de "Bastardos Inglórios" está especialmente interessado na denominada "Ilha da Inovação", onde ficará localizado o Centro Niemeyer, um grande projeto urbanístico destinado a revitalizar Avilés, uma cidade asturiana quase sempre associada ao aspecto cinzento das cidades industriais do norte da Espanha.

O desenho do centro foi um presente de Niemeyer, criador de Brasília, em ocasião do 25o aniversário, em 2005, da Fundação Príncipe de Astúrias, que concede os prêmios de mesmo nome, com um dos quais, o das Artes, foi premiado em 1989.

Os idealizadores do Centro, entre os quais estão várias instituições, esperam que sirva para uma regeneração e a modernização de Avilés semelhante à que permitiu a construção do Museu Guggenheim de Bilbao (País Basco, norte).

A prefeita de Avilés assegurou que um dos projetos que o grupo de arquitetos do ator tem na cidade norte-americana de Nova Orleans está fundamentado na "sustentabilidade", um dos principais critérios seguidos na Ilha da Inovação, situada na Foz de Avilés.

"Por isso, vim encontrá-lo neste local", disse Varela, que, no entanto, afirmou que "ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa concreta".

A prefeita relatou que, durante a visita, o ator se interessou pelas facetas relacionadas "à inovação, à novidade, e por tudo o que está relacionado à sustentabilidade".

O ator chegou domingo a Avilés, onde se reuniu com o presidente regional do Principado de Astúrias, Vicente Alvarez Areces, e saiu para passear de forma discreta pelas ruas da cidade asturiana, sem chegar a fazer declarações em nenhum momento.

gr/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG