Braço político das Farc planeja reunião na Europa, diz jornal

Bogotá, 31 jan (EFE).- A Coordenadoria Continental Bolivariana (CCB), grupo apontado como o braço político das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na América Latina, planeja fazer em março uma reunião na Europa com a presença de chefes guerrilheiros.

EFE |

O diário "El Tiempo", de Bogotá, assinala que o encarregado de organizar a reunião é o insurgente Rodrigo Granda, conhecido como "o chanceler das Farc".

"Em uma nova reunião, os povos bolivarianos, que lutam contra as agressões das potências imperialistas, voltarão a ser uma só voz, com o apoio dos companheiros europeus, demonstrando o apoio que a CCB tem", diz um dos convites ao encontro, publicado pelo jornal.

A inteligência da Colômbia e de outros países acompanham o andamento da que seria a quarta reunião do dito movimento, que realizou seu terceiro congresso internacional em Caracas, no ano passado.

As autoridades colombianas e internacionais investigam o ponto de encontro exato, já que a última informação que tiveram era de que aconteceria em França, Bélgica ou Holanda.

A Colômbia anunciou hoje a captura de Pedro Luis Zuleta, suspeito de ser o chefe rebelde encarregado das finanças da sexta frente das Farc e de conduzir os negócios de narcotráfico no sudoeste do país.

O diretor do Corpo Técnico de Pesquisas da Promotoria no departamento (estado) de Cauca, Milton Torres, afirmou que a detenção aconteceu em uma operação conjunta com o Exército no município de Corinto. EFE fer/rr

    Leia tudo sobre: colômbiafarc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG