Bósnia enviará quase 50 soldados ao Iraque para missão de paz

Sarajevo, 19 jun (EFE).- A Bósnia enviará ao Iraque uma unidade de infantaria com 49 soldados em julho, em uma missão de paz comandada pelos Estados Unidos, informaram hoje as autoridades militares bósnias.

EFE |

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas bósnias, general Sifet Podzic, declarou que essa unidade está se preparando para sua missão há três meses na cidade bósnia de Banja Luka, e que antes de iniciar sua missão no Iraque, passará outros sete dias em treinamento no Kuwait.

A decisão de enviar uma unidade de infantaria ao Iraque foi tomada esta semana, após a visita de uma delegação do Ministério da Defesa bósnio a Bagdá e reuniões com o comandante da força multinacional nesse país, general David Petraeus.

Os soldados vão se juntar a uma unidade de 36 especialistas em pirotecnia e desativação de minas e outros artefatos, que a Bósnia tem desdobrada desde 2005.

Quase 13 anos depois da guerra da Bósnia (1992-1995), a União Européia tem desdobrada no país balcânico uma missão militar que tem a função de preservar a estabilidade e a paz na região, dividido entre distintas etnias. EFE Nh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG