Bombeiros trabalham para controlar incêndios na Califórnia

Os bombeiros tiraram proveito das temperaturas mais baixas e do tempo úmido para combater o fogo que atingi o condado de Santa Barbara, Califórnia, antes que o tempo seco e quente retorne como alertaram meteorologistas. Correntes úmidas de ar vieram do oceano e baixaram a temperatura para próximo de 26ºC ajudando os bombeiros a manter os incêndios sob controle.

Redação com agências internacionais |

 Com mais de 330 focos ativos por toda a Califórnia, a atenção dos bombeiros está concentrada nos incêndios mais próximos à zona turística de Big Sur e ao povoado de Goleta, na região de Santa Barbara (165 km ao norte de Los Angeles).


Bombeiros lutam para controlar incêndios na Califórnia /AP

Nesta segunda-feira, 7, as temperaturas voltam a subir na região, atingindo 32ºC na terça-feira.  As correntes úmidas se dissipam nesta semana tornando as condições do tempo mais secas, e até tempestades de raios estão previstas.

As chamas já consumiram 239 mil hectares na Califórnia desde 20 de junho, quando ocorreu uma tempestade de raios que iniciou vários incêndios. Na Floresta Nacional de Los Padres, 34 quilômetros quadrados foram consumidos pelo fogo. O porta-voz do condado de Santa Barbara, Carrie Topliffe, anunciou ontem que os bombeiros progrediram no combate aos incêndios na região. No sul, está tudo sob controle, declarou Topliffe. 

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, destacou no sábado o desempenho dos serviços de emergência do estado, durante uma visita ao centro de coordenação de operações. "Muitos bombeiros estão trabalhando há 24, 36 ou 48 horas, sem dormir. Este tem sido um trabalho duro".

Cerca de 1.200 bombeiros vindos de 22 Estados norte-americanos e do distrito de Colúmbia trabalham no combate aos incêndios na Califórnia. Até domingo 1.400 incêndios foram controlados, mas 330 ainda estavam fora de controle.

(*Com informações da AP e AFP)

Leia mais sobre: incêndio

    Leia tudo sobre: califórnia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG