Os bombeiros prosseguem lutando neste sábado contra um incêndio que devasta a exclusiva região de Santa Barbara na Califórnia, ao mesmo tempo que enfrentam um novo foco de chamas perto de Los Angeles.

Entre 100 e 200 mansões viraram cinzas em Montecito e Santa Barbara e 5.000 pessoas tiveram que deixar a região em conseqüência do fogo, registrado na noite de quinta-feira e que ainda não teve as causas esclarecidas.

Com ventos que chegam a 113 km/h, as chamas se propagaram rapidamente em Montecito, uma cidade costeira de 14.000 habitantes 160 km ao noroeste de Los Angeles, célebre por abrigar casas de ricos e famosos.

Quase 800 bombeiros combatem o fogo que devastou mais de 700 hectares. Treze pessoas ficaram feridas, três por queimaduras e 10 por intoxicação provocada pela fumaça, de acordo com as autoridades do condado de Santa Barbara.

O governador Arnold Schwarzenegger decretou estado de emergência na sexta-feira, procedimento que permite mobilizar todos os recursos do estado em caso de grave perigo para a população ou as propriedades.

Montecito abriga mansões de várias celebridades, como a apresentadora de televisão Oprah Winfrey e os atores Rob Lowe e Michael Douglas. Este último foi obrigado a abandonar sua residência.

Em 2006, a revista Forbes colocou Montecito em sétimo lugar em uma lista dos códigos postais mais caros. As casas na cidade custam em média 2,9 milhões de dólares.

Além disso, outro incêndio teve início na sexta-feira à noite em Sylmar, na periferia norte de Los Angeles. As chamas destruíram pelo menos três casas e obrigaram os pacientes de um hospital da área a abandonar o local.

A porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Melissa Kelly, informou que o incêndio se propagou rapidamente atiçado por ventos de 80 km/h. Mais de 150 bombeiros, auxiliados por helicópteros, lutam para conter as chamas que destruíram 40 hectares.

O outono (hemisfério norte) constitui uma estação de risco de incêndios na Califórnia, que sofre há dois anos com uma grave seca.

rcw/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.