Bombeiros lutam contra incêndios na Grécia em quatro frentes

Os bombeiros gregos prosseguiam nesta segunda-feira, pelo terceiro dia consecutivo, lutando em quatro frentes contra os violentos incêndios florestais que devastam a zona nordeste de Atenas.

AFP |

O corpo de bombeiros atua nas regiões de Marathon, Nea Makri, Ekali e Dau no Monte Pentélico, última barreira antes de chegar a Atenas. Os oficiais contam com o apoio de 12 aviões e quatro helicópteros.

Dois aviões italianos, um francês e um helicóptero cipriota participam nas operações.

Mais de 500 homens e 132 veículos estão mobilizados, além de uma centena de caminhões-tanque dos governos municipais e do Exército.

Outros incêndios florestais permanecem ativos na Boetia, ao norte da capital grega, onde foram disponibilizados cinco helicópteros, na região de Karistos, ao sul da ilha de Eubea (nordeste de Atenas) assim como na região de Porto Germanos, ao noroeste da capital.

O trabalho dos bombeiros se vê dificultado pelos violentos ventos de força 7 na escala de Beaufort (entre 50 e 60km/h).

Mais de 15.000 hectares de florestas foram afetados desde sábado, segundo as autoridades regionais. Fontes oficiais descreveram uma "catástrofe ecológica".

Os incêndios podem ser os mais graves desde agosto de 2007, quando as chamas mataram 77 pessoas e destruíram mais de 250.000 hectares.

dk/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG