Os bombeiros que lutam há seis dias contra três incêndios na Califórnia (oeste) estão muito perto de uma vitória contra as chamas, ainda nesta terça-feira, com a expectativa de conseguir controlar o fogo.

Milhares de pessoas evacuadas já foram autorizadas a voltar para casa.

Segundo as autoridades locais, na região de Los Angeles, onde fica Santa Barbara, 160 km ao noroeste, os bombeiros já controlaram mais de 70% dos três principais focos, que consumiram 17.000 hectares, destruíram 800 casas e obrigaram a evacuação de milhares de pessoas.

Há dois dias, os bombeiros se beneficiaram de ventos mais fracos e temperaturas mais amenas, que contribuíram para acalmar as chamas, deflagradas na última quinta-feira, com ventos de 130 km/h e até 35°C, em pleno outono (hemisfério norte).

Em Sylmar, 40 km ao noroeste de Los Angeles, 480 trailers e casas pré-fabricadas foram atingidos no fim de semana por um incêndio que castigou 4.500 hectares e que, até esta terça, havia sido controlado em 70%. Pelo menos 1.300 bombeiros continuam trabalhando no terreno.

O foco mais importante, 60 km ao leste de Los Angeles, estava controlado em 75%, depois de ter devastado 11.700 hectares. Os bombeiros, dos quais 3.700 continuam na área, esperam vencer essa batalha até amanhã.

Já o incêndio de Montecito, uma zona exclusiva onde 210 casas foram reduzidas a cinzas, a maioria mansões na região de Santa Bárbara, estava completamente sob controle, após a queima de 785 hectares.

No outono (hemisfério norte) de 2007, o sul do estado foi castigado por incêndios que deixaram oito mortos, 2.000 residências destruídas e levaram 640.000 pessoas a abandonar suas casas.

rcw/tt/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.