Bombeiros combatem incêndios na Flórida pelo terceiro dia seguido

Miami, 13 mai (EFE) - Cerca de 100 bombeiros lutavam hoje pelo terceiro dia consecutivo para conter vários incêndios florestais que devoraram mais de mil hectares e cerca de 100 casas no centro do estado da Flórida (Estados Unidos). O maior incêndio foi registrado em Palm Bay e Malabar. As autoridades dessa última área suspeitavam que o fogo foi intencional, já que testemunhas disseram que viram uma pessoa lançar um objeto a campo aberto e, em seguida, começaram as chamas. John Mazziotti, prefeito de Palm Bay, no condado de Brevard, disse que está sendo oferecida uma recompensa de US$ 10 mil por informação que leve à detenção e condenação da pessoa que teria iniciado o incêndio. Grandes colunas de fumaça pairavam hoje na área, enquanto helicópteros dos bombeiros jogavam água nas zonas florestais envoltas pelas chamas. Yvonne Martínez, porta-voz da cidade, manifestou preocupação porque não há suficientes recursos para controlar os vorazes incêndios que obrigaram à evacuação de pessoas e ao fechamento de várias escolas. A fumaça provocada pelos incêndios também é a causa do fechamento de algumas das principais estradas do centro do estado da Flórida. Mais de 1.400 residências estavam sem luz depois que as chamas atingiram os postes de eletricidade.

EFE |

As autoridades abriram três abrigos para as pessoas que perderam suas casas e até o momento abrigavam mais de 175 residentes da Flórida.

O vento deslocou a fumaça em direção ao sul da Flórida, onde se percebe cheiro de queimado, e o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um "alerta vermelho" para grande parte do estado, pois as condições climáticas pioraram.

Fortes ventos, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas ajudam a manter ou dispersar os incêndios.

O Departamento de Recursos Ambientais do condado de Miami-Dade, por sua parte, emitiu um aviso advertindo de que é possível que ocorram altos níveis de ar poluído como resultado das chamas. EFE so/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG