matou 40 supostos talebans." / matou 40 supostos talebans." /

Bomba mata 30 pessoas e fere 39 no Afeganistão

CABUL - Pelo menos 30 pessoas morreram nesta terça-feira, entre elas dez crianças, e 39 ficaram feridas na explosão de uma bomba durante a passagem de um ônibus na província de Kandahar, sul do Afeganistão, informou o Ministério do Interior. Também nesta terça-feira, uma operação militar em outra região do país http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/09/29/morrem+40+talibas+em+operacao+no+oeste+do+afeganistao+8697947.html target=_topmatou 40 supostos talebans.

Redação com agências internacionais |

A princípio, fontes ligadas às autoridades regionais disseram que o ataque havia matado 12 civis e tinha sido obra dos rebeldes talebans.

O porta-voz do governador de Kandahar, Zelmai Ayoubi, explicou que a explosão aconteceu no distrito de Maiwand e culpou do ataque aos "inimigos do Afeganistão", termo com o qual as autoridades se referem à insurgência taleban.

O ônibus tinha saído da cidade oriental de Herat e tinha como destino a capital de Kandahar.

Nas extensas províncias sulinas de Kandahar e Helmand, a insurgência tem seus principais áreas de influência, e as forças internacionais e afegãs protagonizam frequentes combates com os fundamentalistas.

Segundo um recente relatório da ONU, 1.500 civis morreram por causa da violência nos oito primeiros meses de 2009, 68% deles em ações atribuídas à insurgência, com ataques com artefatos explosivos ou atentados suicidas.

* Com EFE e AFP

Leia mais sobre Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistãoatentadocabul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG