Bomba explode junto à sede do MI5 na Irlanda do Norte

Por Ian Graham BELFAST (Reuters) - Militantes republicanos explodiram uma bomba dentro de um táxi sequestrado nos fundos de um quartel britânico da Irlanda do Norte, minutos depois da transferência dos poderes policiais e judiciários de Londres para as autoridades locais.

Reuters |

O grupo separatista Real IRA, que no ano passado matou dois soldados britânicos, no incidente mais violento da Irlanda do Norte em mais de dez anos, assumiu a responsabilidade pelo novo ataque.

A polícia disse que um idoso ficou ferido no ataque ao quartel de County Down, onde funciona a sede local do MI5 (serviço britânico de espionagem). Apesar da transferência de poderes, os assuntos de inteligência na província continuarão sob o controle do MI5.

"O taxista desceu e gritou 'É uma bomba, é uma bomba!', e estávamos desocupando a área quando ela explodiu", disse uma porta-voz policial.

O incidente ocorreu às 0h24 (20h24 em Brasília), coincidindo com a transferência de poderes e com uma eleição, na segunda-feira, para o cargo de novo ministro de Justiça da província.

É a primeira vez em quase 40 anos que o governo provincial assume as tarefas policiais, e um importante político local previu que novos ataques acontecerão.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG