LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores mundiais caminhavam para a melhor performance anual da história nesta quinta-feira, após um 2008 bastante fraco. O índice MSCI de ações globais subia 0,48 por cento, acumulando no ano alta de mais de 32 por cento.

Se esse movimento se sustentar, será a melhor leitura anual da série histórica iniciada em 1988. Os ganhos, no entanto, seguem uma queda sem precedentes de 43,5 por cento em 2008 e o índice continua cerca de 30 por cento abaixo de seu pico histórico atingido em outubro de 2007.

"O resumo de 2009 é que foi um ano de quantias maciças e sem precedentes de liquidez que os governos colocaram nos mercados", disse a Nicholas-Applegate Capital Management em nota.

"A liquidez fornecida pelo governo atuou como uma base para o crédito e deu aos investidores confiança para sair de ativos de baixo risco para ativos mais arriscados."

Depois de atingir mínimas históricas em março, os ganhos das bolsas foram consideráveis. O índice MSCI de mercados emergentes, por exemplo, saltou quase 110 por cento desde o começo de março.

Muitos índices já recuperaram a maior parte ou o total das perdas sofridas após o colapso do Lehman Brothers em setembro de 2008.

O índice europeu de ações tem, antes do encerramento deste último pregão do ano, alta de 25 por cento em 2009.

O índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão subiu cerca de 70 por cento no ano, no melhor desempenho desde 1993.

(Por Jeremy Gaunt)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.