Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Bolsas de Valores da Ásia fecham em alta acentuada

O índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, fechou em alta de 6,4% nesta terça-feira depois de ter caído para o nível mais baixo em 26 anos na segunda-feira. As autoridades japonesas anunciaram que irão adiantar a implementação de uma medida que proíbe a prática da venda especulativa antecipada de ações que se beneficia da tendência de queda, uma manobra conhecida no jargão financeiro pelo termo de short selling.

BBC Brasil |

 

Além disso, os exportadores foram ajudados por uma queda acentuada no valor da moeda japonesa, o iene, contra o dólar.

Os valores das ações caíram na abertura dos mercados na Ásia nesta terça-fera, depois de um dia de instabilidade ao redor do mundo, mas se recuperaram ao longo do dia.

O índice Kospi, da Coréia do Sul, teve uma queda inicial de 2,6%, mas depois subiu para fechar em alta de 5%.

Em Hong Kong, a recuperação foi ainda mais espetacular, fechando em alta de mais de 14%.

Os mercados europeus abriram em alta nesta terça-feira, mas depois recuaram. Em Frankfurt, na Alemanha, a alta foi provocada pelos ganhos da Volkswagen à medida que a Porsche se prepara para tomar o controle da empresa.

Intervenção japonesa
No Japão, a decisão de adiantar a proibição do "short-selling" - inicialmente prevista para o dia 4 de novembro - foi feita pelo o ministro das Finanças, Shoici Nakagawa.

A decisão se segue a medidas semelhantes anunciadas pelos governos dos Estados unidos, Austrália e na Europa.

"Eu tomei essa decisão porque esses dias serão críticos e os mercados de ações correm muitos riscos a não ser que adotemos medidas rapidamente", disse Nakagawa.

"O Japão estava sob pressão de outras fontes e é por isso que era importante mudar as regras para se adequar aos padrões americano e europeus.

Enquanto isso, segundo a agência de notícias Kyodo, o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, disse que irá adiar a convocação de eleições gerais para poder lidar com a crise econômica.

Europa

As Bolsas de valores europeias subiam no início do pregão desta terça-feira, interrompendo uma sequência de cinco sessões de queda. O bom desempenho dos mercados asiáticos e o salto das ações da BP eram uns dos motivos para o início dos negócios. Às 7h14 (horário de Brasília), o principal índice de ações européias FTSEurofirst 300 registrava alta de 1,45 por cento, para 827 pontos.

Leia tudo sobre: bolsas asiáticas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG