Tamanho do texto

Os mercados financeiros da Ásia fecharam em forte alta nesta segunda-feira, repercutindo os anúncios feitos pelo governo americano no final de semana de auxílio às instituições financeiras com problema. Já na Europa, os mercados abriram em queda nesta segunda-feira, mas inverteram a tendência e operam em leve alta.

Às 11h (7h no horário de Brasília), o índice FTSE, da bolsa de Londres, operava em alta de 0,22%, a 5.322,91 pontos. O DAX, de Frankfurt, subia 0,01% (6.190,18) e o CAC, de Paris, aumentava 0,17% (4.332,09).

Na Ásia, os mercados financeiros tiveram alta nesta segunda-feira, ainda repercutindo em parte as notícias de sexta-feira nos Estados Unidos, já que devido ao fuso horário os mercados eles estavam fechados quando parte do pacote de resgate foi anunciado.

O índice Nikkei, do Japão, subiu 1,4%, fechando a 12.090,59 pontos. O índice Hang Seng subiu 1,6%, fechando a 19.632,20 pontos.

Na China, o índice da bolsa de Xangai disparou 7,8%, após notícias de que o governo chinês também vai agir diante da crise.

Status de bancos
Os mercados de todo o mundo tiveram fortes perdas no começo da semana passada, depois que um grande banco americano faliu e outras instituições revelaram que estavam em condições difíceis.

Para conter a crise, o governo americano comprou parte de uma grande seguradora e anunciou um pacote de auxílio a instituições financeiras com problemas e os mercados começaram a se recuperar no final da semana.

Nesta segunda-feira, dois grandes bancos de investimento que também estão com problemas - o Morgan Stanley e o Goldman Sachs - anunciaram que estão mudando de status legal para poderem receber depósitos de seus investidores.

A medida ajudaria os dois bancos a levantarem fundos e facilitaria o seu acesso a recursos do Federal Reserve, o banco central americano.

O Congresso americano agora discute um plano elaborado pelo Tesouro dos Estados Unidos para criar um fundo especial, que comprará "dívidas podres" de instituições financeiras.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.