ROMA - A bolsa de ferramentas que a astronauta Heidemarie Stefanyshyn Piper perdeu na semana passada durante uma caminhada espacial para garantir a provisão energética da astronave Endeavour vaga pelo espaço e pode ser vista com relativa facilidade da Terra.

A bolsa, que já forma parte da chamada "lixo espacial", escapou das mãos da astronauta quando ela tentava limpar a gordura que soltava uma das engrenagens de uma antena solar da nave, informa hoje o jornal italiano "Corriere della Sera" em seu site.

O curioso incidente foi transmitido ao vivo pela televisão da agência espacial americana, Nasa, e pode ser visto por site de vídeos na Internet, como o "YouTube".

Quem preferir ver a bolsa por seus próprios meios, porém, pode pegar um telescópio de pequena potência e mirá-lo para o céu de noite. Sempre que o céu estiver claro, poderá contemplar este novo componente do lixo espacial por cerca de dois minutos.

O lugar e o momento oportuno para onde virar o telescópio são descritos pelo site www.spaceweather.com.

O "Corriere della Sera" noticia hoje o caso porque a Bolsa de ferramentas, orçada em aproximadamente US$ 100 mil (quase 78 mil euros), sobrevoará o céu de Milão exatamente às 19h15 locais (16h15 pelo horário de Brasília) com as coordenadas oeste-sul-oeste.

A bolsa de ferramentas da astronauta, que alguns sites da Internet já chamam de Heidemarie "Toolbag" (Bolsa de ferramentas, em inglês) Piper, virou um fenômeno entre os internautas.

Não é a primeira vez que um astronauta perde um objeto na imensidão do espaço, pois os integrantes da missão Gêmeos 4 deixaram já escapar uma luva, elemento que se soma aos inumeráveis resíduos, entre eles destroços de satélites, no lixo espacial.

Leia mais sobre lixo espacial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.