Bolsa de Tóquio atinge maior nível do ano após vitória da oposição nas eleições

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio iniciou os negócios de segunda-feira (31) em alta de 2,21%, atingindo o nível mais alto do ano depois da esmagadora vitória da oposição nas eleições legislativas de domingo no Japão.

AFP |


No mercado de câmbio, o iene subia em relação ao dólar: a moeda americana estava cotada a 93,34 ienes, contra 93,59 na noite de sexta-feira.


Candidato Yukio Hatoyama saiu vitorioso da eleição


Vitória

O Partido Democrata do Japão (PDJ), a principal força da oposição, conquistou no domingo a maioria absoluta na Câmara de Deputados, pondo fim a 54 anos de hegemonia conservadora na vida política do arquipélago.

Segundo as projeções da imprensa, o PDJ obteve mais de 300 cadeiras das 480 em disputa, contra apenas cem obtidas pelo Partido Liberal Democrata (PLD), o partido de direita do atual primeiro-ministro Taro Aso. Os resultados oficiais serão anunciados nesta segunda-feira.

Maioria nas duas câmaras do parlamento, o PDJ terá carta branca para aplicar seu amplo programa social (concessão de subsídios às famílias, ajudas aos mais pobres, redução dos impostos para as pequenas empresas, etc.) destinado a incentivar a retomada do consumo e corrigir o declínio demográfico.

Esta alternância histórica marca o fim de dois anos de quase paralisia da vida institucional no Japão.

Tendo perdido o controle do Senado, em agosto de 2007, para o PDJ e seus aliados, o PLD tinha grandes dificuldades para governar como queria, com suas propostas, na maior parte das vezes, chocando-se com a obstrução na Câmara Alta, necessitando longas negociações para serem aprovadas.

Leia mais sobre o  Japão

    Leia tudo sobre: japãomercados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG