Bolívia e Uruguai impulsionam plano de integração com Paraguai

Cochabamba (Bolívia), 13 mar (EFE).- Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Uruguai, José Mujica, acordaram hoje impulsionar a realização de uma reunião sobre o projeto de integração Urupabol, que engloba os dois países e o Uruguai.

EFE |

Numa declaração assinada pelos dois presidentes em Cochabamba, ambos mostraram interesse em aprofundar o mecanismo trilateral da Urupabol como "um exemplo de concertação e consulta através da integração, física, energética e de transporte e serviços logísticos".

Por isso, recomendaram a realização de uma segunda reunião de coordenadores que contará com encontros preparatórios e será alimentada por cúpulas a nível de diretores gerais ou representantes especiais.

"É nossa responsabilidade e tenho muita confiança, agora com a presença do presidente do Uruguai, de acelerar e fazer escutar nossa voz", afirmou o presidente boliviano.

Urupabol, acrônimo de Uruguai, Paraguai e Bolívia, é um antigo projeto de integração a que os três países decidiram dar um novo impulso em outubro de 2008.

O acordo de hoje foi assinado dentro da primeira visita oficial à Bolívia de Mujica, que deve viajar no domingo a Montevidéu com escalas em Santa Cruz e Buenos Aires. EFE lav/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG