Bolívia confirma 5º caso da gripe

La Paz - O ministro da Saúde boliviano, Ramiro Taipa, confirmou nesta quinta-feira o quinto caso de gripe suína em seu país, de um cidadão boliviano que chegou da Argentina à cidade de Santa Cruz.

EFE |

Em declarações à imprensa, Taipa explicou que os exames feitos no Centro Nacional de Doenças Tropicais (Cenetrop) no paciente, um jovem de 26 anos, deram positivo.

No entanto, como aconteceu com outros casos que deram positivo, o paciente deverá esperar a confirmação de um laboratório de Atlanta, nos Estados Unidos.

Este é o quinto caso da gripe confirmado na Bolívia. Entre os outros quatro estão um americano que chegou a La Paz, vindo de Cuzco, mas que retornou a seu país; dois bolivianos (mãe e filho) que chegaram dos EUA; e um estudante boliviano de 16 anos que também veio desse país.

Taipa insistiu que os cinco casos confirmados até agora no país são "importados", já que todos os doentes contraíram a doença fora do país.

A Bolívia conta com 12 mil tratamentos antivirais para a gripe, doados no início do mês de maio pela Organização Pan-americana da Saúde (OPS).

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG