Bolívia confirma 3º caso de gripe

La Paz, 31 mai (EFE).- O Governo boliviano confirmou que um americano que chegou a La Paz vindo de Cuzco e já retornou a seu país é o terceiro caso de gripe suína diagnosticado na Bolívia.

EFE |

O ministro da Saúde, Ramiro Taipa, disse à estatal "Agência Boliviana de Informação" (ABI) que o americano foi atendido nos últimos dias numa clínica privada de La Paz.

No entanto, o americano recebeu alta no sábado e imediatamente voltou para os Estados Unidos, aparentemente sem saber que tinha a doença, diz o jornal "La Prensa", editado em La Paz.

A clínica que atendeu o americano será investigada por não ter comunicado às autoridades que tinha um caso altamente suspeito da doença, apesar de ter enviado mostras para os laboratórios nacionais encarregados dos exames.

As autoridades de saúde disseram que as análises confirmaram que o americano foi infectado pela gripe suína. Outros dois casos da doença foram detectados na semana passada na cidade de Santa Cruz, envolvendo uma mãe e um filho que tinham chegados dos EUA.

O ministro da Saúde disse que entrou em contato com a companhia área que no sábado transportou o americano de volta para seu país e que mandou todos os funcionários da clínica fazerem exames.

Ainda segundo o funcionário, no momento a Bolívia tem 34 casos suspeitos da gripe, 17 deles em Santa Cruz. EFE ja/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG