Bolívia, Colômbia, Equador e Peru assinam acordo de cooperação eleitoral

Bogotá, 12 jun (EFE).- As máximas autoridades eleitorais da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru assinaram hoje em Bogotá uma Decisão Andina de cooperação eleitoral, dois dias após um encontro em Bogotá.

EFE |

Magistrados e altos cargos de organizações eleitorais dos quatro países assinaram a "decisão andina de cooperação eleitoral horizontal" para "afiançar as relações regionais" com o ânimo de "usar novos mecanismos e instrumentos que tornem integral, dinâmico e eficiente o trabalho" no futuro.

Os participantes da reunião de Bogotá aprovaram também uma reforma nos estatutos do Conselho Eleitoral Andino com o objetivo de "torná-lo mais eficiente", disseram fontes do Parlamento Andino, que tem sede na capital colombiana.

Outro dos assuntos debatidos foi o voto eletrônico e sua possível implementação no futuro próximo "como ferramenta de transparência nas democracias andinas".

No entanto, segundo as fontes, seu uso será matéria de um estudo exaustivo por parte do Conselho Eleitoral Andino e avaliado na próxima reunião que será realizada em Quito, em data ainda a ser marcada. EFE rrm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG