Bolívia: 84,27% de aprovação a referendo em Santa Cruz (dado oficial)

No total, 84,27% dos eleitores apoiaram o Sim no referendo sobre a autonomia celebrado domingo no departamento boliviano de Santa Cruz, contra 15,73% que a rejeitaram, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira pela comissão eleitoral da região, depois de computados quase 34% dos votos.

AFP |

A abstenção chegou a 35,82% até meados da manhã desta segunda-feira, quando foram computados e processados 33,91% dos votos", disse à AFP o porta-voz da Corte Eleitoral de Santa Cruz, José Ernesto Zambrana.

A questão da abstenção havia sido destacada pelo presidente Evo Morales para tentar desqualificar a vitória do estatuto autonômico que, segundo seus promotores, regulará o funcionamento do primeiro governo descentralizado da Bolívia.

Segundo o presidente, o abstencionismo reflete o "fracasso" da consulta neste departamento que concentra 2,5 milhões de habitantes, e está entre os mais povoados da Bolívia.

Dirigentes de Santa Cruz, no entanto, demonstraram satisfação com o resultado, pois consideram que uma cifra de aprovação próxima de 85% demonstra até que ponto o departamento anseia pela autonomia.

Zambrana destacou que os resultados finais estarão prontos nos "próximos dias" e evitou fazer uma avaliação política das opiniões do chefe de Estado.

Santa Cruz realizou uma consulta popular em aberto desafio ao presidente Morales, que resiste a este modelo de gestão descentralizada da administração pública, além de considerar o referendo secessionista.

jac/rb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG