Dreamliner voa pela primeira vez - Mundo - iG" /

Boeing Dreamliner voa pela primeira vez

O novo Boeing 787 Dreamliner realizou nesta terça-feira seu primeiro voo de teste, com dois anos de atraso, constatou a AFP.

AFP |

Milhares de funcionários da Boeing se reuniram do aeroporto de Paine Fields, junto à fábrica do grupo em Everett (estado de Washington), para assistir à decolagem, às 10H27 local (16H27 Brasília).

O avião pousou às 13H35 (19H35), após um voo mais curto que o previsto devido a "condições meteorológicas" ruins, que reduziram a visibilidade na região.

A primeira entrega do 787 ocorrerá no final de 2010, à All Nipppon Airways.

O 787 passou por seus testes finais de funcionamento no sábado passado, quando foi autorizado a voar.

Os pilotos Mike Carriker e Randy Neville testaram hoje os diversos sistemas de controle de voo; hidráulico, estrutural, turbinas e estabilidade, e os dados foram transmitidos em tempo real aos especialistas da Boeing em terra.

O "Dreamliner", a aposta da Boeing para derrotar a Airbus na disputa pela supremacia do mercado, é um aparelho de tamanho médio, que promete economia e eficiência.

Boa parte do avião é construído com materiais compostos e leves, incluindo fibra de carbono, e a Boeing garante que o 787 gastará 20% menos combustível que os atuais aparelhos da mesma categoria.

Segundo a Boeing, já há 840 pedidos de compra, por parte de 55 clientes, o que faz do 787 o "aparelho novo de venda mais rápida na história da aviação comercial".

vs/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG