Boa participação nas urnas pela manhã de eleitores húngaros

Budapeste, 11 abr (EFE).- Cerca de 25% dos eleitores havia depositado hoje seu voto às 11h no horário local (06h em Brasília) no primeiro turno das eleições parlamentares na Hungria, em um dia que transcorre sem alterações, informou à comissão eleitoral central.

EFE |

Em um ensolarado dia primaveril, 8 milhões de húngaros com direito a voto foram convocados a escolher os 386 parlamentares da Assembleia unicameral de Budapeste, em um pleito no qual se espera uma reviravolta histórica da direita para a extrema direita.

As pesquisas apontam uma vitória de dimensões históricas para os até agora opositores conservadores do partido Fidesz, liderados pelo ex-primeiro-ministro Viktor Orban, quem deseja obter dois terços dos votos.

A segunda posição é disputada, com 15% e 20% dos votos, pelo governante Partido Social-Democrata e o extremista e xenófobo partido Jobbik, que atualmente não conta com representação parlamentar.

O complexo sistema eleitoral húngaro prevê um segundo turno das eleições para 25 de abril, embora diante da previsão clara de vitória do Fidesz não se espera grandes mudanças nesse segundo turno.

Os colégios eleitorais estão abertos desde as 6h no horário local (1h em Brasília) e serão fechados às 19h na hora local (14h em Brasília).

Os primeiros resultados oficiais serão divulgados a partir das 18h de Brasília, mas as estimativas oficiais circularão pouco depois do fechamento dos colégios. EFE mn-jk/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG