BM vai à Geórgia avaliar impacto econômico de conflito com a Rússia

Washington, 21 ago (EFE).- Uma equipe do Banco Mundial (BM) embarca amanhã para Tbilisi, capital da Geórgia, para avaliar o impacto econômico do conflito armado com a Rússia e recomendar políticas de resposta.

EFE |

Em um comunicado, o BM, que viaja a convite do presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, reiterou que continuará apoiando o país em suas políticas de bem-estar, desenvolvimento e reformas econômicas.

Nos próximos dias, a equipe da instituição trabalhará com o Governo georgiano na avaliação dos impactos do conflito sobre a estrutura econômica do país. Além disso, vai propor políticas de estímulo ao crescimento e de ajuda aos pobres.

Segundo o BM, a Geórgia tem "sólidos fundamentos econômicos", resultantes de um rígido programa de reformas e de uma gestão fiscal prudente, fatores que ajudarão a economia nacional a superar o impacto do conflito.

No entanto, a entidade destaca que a economia da Geórgia depende de investimentos externos e que seu crescimento "provavelmente se verá temporariamente afetado, já que os investidores preferem esperar e observar que medidas o Governo vai tomar".

Em relação ao que foi destruído durante o conflito, o BM vai ajudar a Geórgia a reconstruir infra-estruturas, reerguer o setor agrícola e amenizar as dificuldades da população deslocada. EFE ca/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG