Uma senhora espanhola que se tornou conhecida como a blogueira mais velha do mundo morreu nesta quinta-feira aos 97 anos, informou a imprensa local e fontes oficiais.

María Amelia López, que entrou na blogosfera pela mão de um dos netos, misturava humor e nostalgia para contar episódios de sua longa vida no blog amis95.blogspot.com, que recebeu mais de 1,5 milhão de visitas.

"Hoje é meu aniversário, e meu neto, como é um miserável, me presentou com um blog", escreveu ela em seu primeiro post, publicado em 23 de dezembro de 2006.

Graças ao blog, María Amelia tornou-se popular no mundo virtual. Em setembro de 2007, deu uma entrevista ao jornal inglês The Guardian, e chegou a participar de um comício do presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que elogiou sua iniciativa.

María Amelia nasceu em 1911 no pequeno povoado de Muxía, noroeste da Espanha. Viveu os últimos anos de sua vida com o neto Daniel, que a ajudava a bater os textos no computador, já que ela pouco enxergava devido à catarata.

No blog, falava sobre seus problemas de saúde e suas visitas ao médico, além de comentar temas da atualidade, do terrorismo basco às ambições nucleares do Irã.

Em um dos últimos textos, escrito em fevereiro, María Amelia diz: "hoje, aprendi outra coisa sobre a internet, que cada vez me encanta mais. Hoje meu neto me ensinou a usar o Facebook, onde encontrei Carmen de Holanda e muitas outras pessoas".

ds/ap

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.