Blogs: Fidel Castro faz primeira aparição pública desde 2006

Informação ainda não foi confirmada por nenhum meio oficial cubano

iG São Paulo |

Pelo menos dois blogs de jornalistas cubanos divulgaram neste sábado fotos do ex-presidente Fidel Castro, que se atribuem a uma recente visita ao Centro Nacional de Pesquisas Científicas de Havana. Se a informação for confirmada, representaria a primeira aparição pública do líder cubano desde 2006, quando se afastou de suas funções por problemas de saúde.

AFP
Combo de imagens reproduzidas do blog cubacoraje mostram líder cubano Fidel Castro visitando o Centro Nacional de Investigações Científicas de Havana em 7/7/2010

Nenhum meio oficial cubano confirmou a visita de Fidel Castro, que teria acontecido na quarta-feira, dia 7 de julho, segundo esses sites, que colocam várias fotos do ex-presidente tiradas com um telefone celular. Um dos sites que publicou as imagens é o blog local Islamía. Nas fotos, Fidel aparece sorridente vestido com roupa esportiva branca, com mais peso do que as últimas imagens difundidas pelas autoridades e cercado por funcionários da instituição.

As imagens são as mesmas em ambos os blogs e em um deles é acompanhado de um texto de autor desconhecido que assinala que Fidel Castro "está magro, mas parece bem".

A visita ao centro - fundado em 1º de julho de 1965, por iniciativa do então presidente -, de acordo com o site, ocorreu na última quarta-feira. A instituição, vinculada ao Ministério de Educação Superior, é especializada em investigações sobre ciências naturais, biomédicas e tecnológicas.

A informação sobre a reaparição pública de Fidel ocorre na mesma semana em que o governo da ilha caribenha começa a libertar , segundo anúncio da Igreja Católica local, 52 presos políticos vistos como criminosos comuns pelas autoridades e detidos desde 2003.

*EFE e Ansa

    Leia tudo sobre: CubaFidel CastroRaúl Castropresos políticos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG