Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Bloco Sadr apoiará candidatos independentes em próximas eleições no Iraque

Bagdá, 15 jun (EFE).- A organização política do clérigo radical xiita iraquiano, Moqtada al-Sadr, disse hoje que também apoiará candidatos independentes nas próximas eleições provinciais, por isso não optará por uma lista única.

EFE |

"Não queremos que nossos candidatos se apresentem em uma lista única, já que preferimos apoiar também aspirantes que representem clãs, profissionais e tecnocratas, com a finalidade de que sejam escolhidas pessoas que trabalhem a favor do povo", disse à Agência Efe o porta-voz oficial de Sadr, o xeque Salah al-Obeidi.

Afirmou que essa decisão tem também "o objetivo de evitar que os conselhos provinciais caiam sob o controle de partidos políticos e que surjam os mesmos problemas que afetaram antes várias províncias".

Além disso, Obeidi afirmou que sua formação política não boicotará as eleições, "já que esta é a decisão tomada até agora por Moqtada al-Sadr e sua organização".

Analistas locais consideram que o clérigo xiita adotou esta tática para evitar uma norma decidida anteriormente pelo Conselho de Segurança Nacional iraquiano, que proíbe que os partidos políticos que tenham milícias participem com candidatos nas eleições provinciais, que devem acontecer em outubro.

O Bloco Sadr conta com 30 deputados no Parlamento iraquiano e tinha cinco ministros no Governo do primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, que se retiraram no ano passado devido a divergências com o Executivo. EFE ah/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG