Blindados russos retornam à cidade de Gori e ao porto de Poti

Tbilisi, 21 ago (EFE).- Blindados russos retornaram hoje à cidade de Gori e ao porto de Poti, no centro e oeste da Geórgia, respectivamente, informaram fontes oficiais.

EFE |

O chefe da Polícia da região de Gori, David Tabuzaze, disse que na madrugada de hoje um número indeterminado de encouraçados russos entrou novamente na cidade, 25 quilômetros ao sul da fronteira administrativa com a Ossétia do Sul.

"Não sabemos quantos (blindados), porque não nos permitem entrar em Gori", disse o chefe policial à emissora de rádio "Imedi".

Ontem à noite, mais de 50 blindados russos deixaram Gori em direção à separatista Ossétia do Sul.

O secretário do Conselho de Segurança Nacional da Geórgia, Aleksandr Lomaya, disse à emissora pública de TV que presenciou a retirada de vários blindados russos.

Gori, uma cidade estratégica 70 quilômetros ao noroeste de Tbilisi, está sob o controle das tropas russas há mais de uma semana.

A emissora de TV "Imedi" informou que vários transportes blindados russos entraram na manhã de hoje na base naval do porto de Poti.

Além disso, as tropas russas manténs sob seu controle as cidades de Zugdidi e Senaki, no noroeste da Geórgia, e várias localidades menores.

O Comando militar russo anunciou que a partir desta sexta-feira aceleraria a retirada de suas tropas do território georgiano administrado por Tbilisi.

As autoridades georgianas, assim como os Estados Unidos e a Otan, exigem a retirada imediata das forças russas do território georgiano. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG