Blindados russos abandonam Gori em direção à Ossétia do Sul

Tbilisi, 20 ago (EFE).- Mais de 50 blindados russos deixaram hoje a cidade georgiana de Gori em direção à região separatista da Ossétia do Sul, declarou Aleksandr Lomaya, secretário do Conselho de Segurança Nacional da Geórgia.

EFE |

Lomaya, que está em Gori, afirmou à televisão pública que foi testemunha em primeira pessoa da retirada de um comboio de blindados russos.

Gori, uma localidade estratégica que fica a cerca de 70 quilômetros de Tbilisi, esteve sob controle das tropas russas durante mais de uma semana.

Anteriormente, a emissora "Rustavi-2" mostrou imagens de soldados russos cavando trincheiras junto a um cruzamento de estradas e ferrovias nos arredores do porto de Poti, no Mar Negro.

"O fato de se fortificarem em diversas cidades, e isto se vê claramente no caso de Poti, mostra claramente que os russos não têm planos de sair da Geórgia", afirmou à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior georgiano, Shota Utiashvili.

O Comando russo informou que na última sexta aceleraria a retirada de suas tropas do território georgiano administrado por Tbilisi, embora tanto as autoridades da Geórgia como os EUA e a Otan pediram a retirada urgente dos soldados russos. EFE mv/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG