Blecaute atinge 2 milhões de pessoas nos EUA e México

Cidade mais afetada foi San Diego, na Califórnia, onde 1,4 milhão de moradores foram atingidos por cortes de energia

iG São Paulo |

Mais de 2 milhões de moradores do México e dos Estados americanos do Arizona e Califórnia ficaram sem eletricidade na quinta-feira. A cidade mais afetada foi San Diego, na Califórnia, onde 1,4 milhão de moradores foram atingidos pelos cortes de energia.

Na manhã de sexta-feira a situação foi normalizada. De acordo com a companhia Arizona Public Service, o blecaute ocorreu após um funcionário ter retirado uma peça de um equipamento em uma estação no sudoeste do Estado. Não está claro, porém, porque isso teria causado um blecaute tão grande, e a companhia prometeu uma investigação sobre o caso.

AP
Moradores de San Diego conversam à luz de velas (08/09)

Em comunicado, a companhia energética San Diego Gas and Electric classificou o incidente como "um blecaute importante”. Em entrevista coletiva, o diretor de operações da empresa, Mike Niggli, disse ter sido a primeira vez que todo o sistema de energia caiu.

Por causa do blecaute, o aeroporto internacional de San Diego teve de funcionar com seus próprios geradores de eletricidade. Postos de gasolina, restaurantes e lojas ficaram fechados e a polícia afirmou que nenhum grande incidente foi registrado por causa do blecaute.

No México, os cortes aconteceram em Tijuana, Mexicali e outras cidades do Estado da Baixa Califórnia, onde as linhas de energia estão conectadas com às dos EUA. A polícia de ambos os países enviaram reforços a fronteira para impedir furtos e crime. Nenhum incidente foi registrado.

Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: euablecauteenergiaeletricidademéxicosan diego

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG