Blair informará UE sobre situação no Oriente Médio na terça-feira

Bruxelas, 17 jul (EFE).- O enviado especial do Quarteto de Madri ao Oriente Médio e ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, informará na próxima terça-feira aos ministros de Assuntos Exteriores dos países-membros da União Européia (UE) sobre a situação na região conflituosa.

EFE |

O Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE receberá Blair pela primeira vez desde que ele deixou o Governo do Reino Unido, em junho de 2007, com "prioridade absoluta" de impulsionar a idéia de que a única forma de levar paz e estabilidade ao Oriente Médio é a solução de dois Estados.

Blair já tinha se dirigido em março ao Parlamento Europeu, onde alertou que a atual estratégia na Faixa de Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, ao invés de funcionar, estaria fortalecendo os radicais islâmicos.

O ex-primeiro-ministro britânico disse que a atual situação causa sofrimento tanto entre a população palestina isolada em Gaza quanto entre cidadãos israelenses que sofrem com o lançamento de foguetes das milícias do movimento islâmico, mas criticou especialmente a política de bloqueio aplicada por Israel.

Blair cancelou recentemente uma visita a Gaza, supostamente por motivos de segurança, mas porta-vozes do Hamas disseram que a mudança de plano foi por pressão de Israel.

A visita teria sido a primeira de um alto representante europeu a Gaza desde que o Hamas tomou o poder nesse território, em junho de 2007. EFE met/wr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG