Blair faz primeira visita a Gaza como enviado do Quarteto de Madri

Gaza, 1º mar (EFE).- O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair iniciou hoje sua primeira visita à Faixa de Gaza desde que, em junho de 2007, foi nomeado enviado do Quarteto de Madri (Estados Unidos, Rússia, ONU e União Europeia) para o Oriente Médio.

EFE |

Blair ficará poucas horas no território palestino, durante as quais vai inspecionar a destruição causada pelos 22 dias da ofensiva israelense que, entre 27 de dezembro e 18 de janeiro, matou cerca de 1,4 mil palestinos, feriu aproximadamente 5,5 mil e causou danos a 14 mil casas.

"Queria vir para ouvir de primeira mão o povo de Gaza, cujas vidas foram tão negativamente afetadas pelo recente conflito", disse Blair a jornalistas.

O enviado especial começou sua visita pelo bairro Abed Rabbo, no leste do campo de refugiados de Jabalya (norte de Gaza), onde o Exército israelense colocou abaixo dezenas de casas.

Depois, o britânico foi a uma escola da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) em Beit Hanoun, também alvejada pelos militares israelenses.

À imprensa, o ex-primeiro-ministro disse que levará todas as suas impressões à conferência internacional para a reconstrução de Gaza, que acontece amanhã no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh.

Em seus deslocamentos pela Faixa de Gaza, Blair está usando um veículo blindado das Nações Unidas, escoltado por carros das forças de segurança do Hamas, grupo que controla o território desde junho de 2007.

O enviado do Quarteto de Madri não planeja se reunir com líderes do movimento islâmico, em respeito ao boicote que a comunidade internacional adotou até que o Hamas reconheça o direito de Israel a um Estado, respeite os acordos já assinados pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e renuncie à violência.

O Quarteto, criado em abril de 2002 para trabalhar a favor de uma paz definitiva no Oriente Médio, se reunirá em Sharm el-Sheikh paralelamente à cúpula para a reconstrução de Gaza. EFE sar/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG