Blair é homenageado por contribuição ao processo de paz da Irlanda do Norte

Dublin, 11 abr (EFE).- O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair receberá hoje uma homenagem em Dublin por sua contribuição ao processo de paz na Irlanda do Norte, durante um jantar de gala com a presença do premiê irlandês, Bertie Ahern, e o ativista e cantor Bono.

EFE |

Entre os mais de 200 convidados, também estão o ex-senador americano e mediador das negociações do acordo da Sexta-Feira Santa George Mitchell, assim como o prêmio Nobel da Paz John Hume, ex-presidente do moderado Partido Social-Democrata e Trabalhista (SDLP, nacionalista) e um dos promotores desse texto.

O encontro servirá para destacar a contribuição de Blair ao processo de paz na província, dez anos depois da assinatura de um acordo que colocou as bases do atual Governo norte-irlandês de poder compartilhado entre católicos e protestantes.

"É justo que honremos Blair, suas conquistas e seu enorme compromisso pessoal para conseguir a paz na Irlanda do Norte", afirmou Ahern.

Segundo o primeiro-ministro, todo o dinheiro arrecadado durante o jantar ajudará a financiar iniciativas sociais desenvolvidas pelos organismos de cooperação estabelecidos após a assinatura do acordo da Sexta-Feira Santa, para reforçar os vínculos entre o norte e sul da ilha. EFE ja/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG